sábado, 19 de dezembro de 2020

O MEU DIÁRIO - DANIEL COSTA

9 de outubro 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
boa tarde! É com prazer que informamos que a 3ª edição deste concurso promovido pelo Arquivo dos Diários chegou ao fim, sendo que já existe um diário vencedor:
“O MEU DIÁRIO”, DE DANIEL COSTA
Daniel Costa é um militar mobilizado em comissão de serviço no norte de Angola a fim de combater na Guerra Colonial. O conteúdo deste documento autobiográfico situa-se, num primeiro momento, antes da partida para a guerra, na cidade de Faro, Portugal - tendo depois lugar, dos primeiros meses de 1962 até abril de 1964, na ambiência geográfica africana.
O acervo de dados que nos traz Daniel Costa do seu Esquadrão 297 é impressionante: o quotidiano real, as obrigações da guerrilha, o Outro, a Breda e o Mauser, o alojamento, os acampamentos, as refeições, o convívio entre militares, os momentos de “lazer”, as madrinhas de guerra. Os desfiles. A sexualidade na ambivalência das recordações femininas e as derivações na mulher africana... e por fim a aurora da libertação.
Foi esta a obra que se destacou na pontuação em termos de grau de interesse histórico, de interesse literário, de caracterização das personagens e eventos descritos, de articulação e empatia gerada nos seus conteúdos. O diário original é um caderno de capa preta dura, manuscrito.
Relembramos que todos os diários submetidos a concurso passaram por uma selecção popular da qual resultaram três finalistas, que, após uma selecção técnica, deram lugar a um vencedor - tendo todos os textos participantes sido analisados à luz de uma mesma grelha de avaliação. (Para consultar o regulamento: www.arquivodosdiarios.pt)
O prémio para o representante da obra vencedora, neste caso o próprio autor, será a publicação da mesma durante o ano de 2021.
A todos vós que participaram, voltamos a agradecer a vossa generosa partilha de memórias com o Arquivo.
Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos através do nosso email geral@arquivodosdiarios ou da nossa página de Facebook.
Os nossos melhores cumprimentos,
p'lo Arquivo dos Diários
Clara Barbacini
Arquivo dos Diários
Sede:
Biblioteca Municipal S. Lázaro
R. do Saco 1, 1169-107 Lisboa
Contactos:
geral@arquivodosdiarios.pt
O autor Daniel Costa apresenta-se aqui de pistola metralhadora.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário