domingo, 22 de novembro de 2020

BRASIL DIA DO NORDESTINO

BRASIL - DIA DO NORDESTINO

É facto que muito de tudo tem o seu Dia Mundial, uma questão convencional, pesar disso, no Brasil é muito de ter os seus dias de… muito próprios daquelas terras do Cruzeiro do Sul.

Como desde 1969, que entrei a trabalhar numa, em Lisboa, numa empresa dum grupo brasileiro que, profissionalmente, tudo me encaminhou, um pouco para a esfera do Brasil. A empresa designava-se Bertrand & Irmãos (não tinha a ver com a Livraria Bertrand).

A empresa, já nem chegou a durar dois anos, porque mudou de grupo. E as condições excepcionais, que tinha nunca mais foram as mesmas. O caminho seria o despedimento, o que não esperei; despedi-me antes.

Depois, ainda no âmbito profissional, cerca de 30 anos, o jornalista filatélico Amárico Tozzini, semanalmente, até falecer, me escreveu.

 

Isto serve de preâmbulo, para escrever a seguinte crónica:

 

- Dia 8 de Outubro, no nordeste do Brasil, é comemorado o dia do Nordestino. A data foi criada tendo como patrono, um dos ícones da cultura nordestina no século XX, António Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré, popular poeta, cantor e compositor cearense.

Eis os escritores maia representativos dos Estados do Nordeste do Brasil:

Autores do Nordeste:

Baía – Jorge Amado

Sergipe – Tobias Barreto

Alagoas – Ledo Ivo

Pernambuco – João Cabral de Melo

Paraíba – Augusto dos Anjos Patrono da Academia Paraíbana de Letras que tive ocasião de visitar (D.C.)

Rio Grande do Norte – Nísia Floresta

Ceará – Rachel Queiroz

Piauí – Da Costa e Silva

Informação da escritora da Paraíba Severa Cabral.

Daniel Costa

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário