terça-feira, 28 de janeiro de 2014

POEMA MAR DE SÃO VICENTE (SP)



 MAR DE SÃO VICENTE (SP) 

Por um dia mudo de continente
Desejo viajar por esse mundo afora
Mar de São Vicente
Visto que o meu país se confronta numa diáspora
Refugio-me nos mares, junto onde lutou gente
O que para hoje seria metáfora
Senhora do Mar, esse que nunca me atormente
Onde os índios viram perecer a aurora
O mar da ilha de São Vicente
Em mil quinhentos e dois aquele passou à diáfora
Presentemente em linha recta, ó gente
Posso ir apreciar as virtudes, do mar na hora
Mar raso, espraiando-se, com espuma reluzente
Senhora do Mar, mira sem demora
De ver beleza serei conivente
Adoro os deuses, aqui e agora
 Por me proporcionarem um mar tão belo e transparente
Deuses que tiveram a previsão outrora
Face ao mar do promontório, no cabo de S. Vicente
A ponta mais ocidental da Europa, do perigo que ali mora
Senhora do Mar intercede a me deslocar, para calor ardente
Como se apresenta o de SP – Revelador
Mar de São Vicente
Deuses me conduzam sempre a mares de amora
Mares de outro continente
Mar de São Vicente! 

Daniel Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário