terça-feira, 21 de janeiro de 2014

POEMA MAR DE S. MARTINHO DO PORTO




MAR DE S. MARTINHO DO PORTO
 
Evito caminho torto
Vou por Alcobaça
Mar de S. Martinho do Porto
Onde os monges cistercienses tiveram praça
 Olho o grandioso mosteiro com conforto  
Sempre azougado e de raça
Chego com o olhar absorto
Como se chegasse a Mombaça
Agora, já deambulo pelo areal em desporto
Miro como se admirasse uma graça
Mar de S. Martinho do Porto
 Beleza que o meu conceito ultrapassa
Praia numa baia a parecer ornamental horto
Em pensamento por mim passa
A Senhora do Mar, num sonho de acerto
Será por sua intercessão que imagino a taça
Sigo na areia a céu aberto
Primeiro baço
Avisto na areia a descoberto
Ameijoa, da preta um melaço!
Não me contive, é certo
Não esperava, aquela sorte, aquela caça!
Das arribas da baía estava mais perto
Os altos contrafortes, naturais, eis a traça!
É entre eles, que o mar passa com acerto
Acalmando o mar a tornar suave a braça
Mar de S. Martinho do Porto
Senhora do Mar me enlaça!
Mar de S. Martinho do Porto! 

Daniel Costa
 
NOTA: S. Martinho do Porto, é do concelho de Alcobaça

1 comentário:

  1. OI DANIEL!
    VOLTANDO, PARA TE DEIXAR ME ABRAÇO E TE DIZER DA BELEZA DE TUA POESIA.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar