domingo, 25 de abril de 2021

REVOLUÇÃO DE ABRIL DE 1974

O DIA 25 DE ABRIL DE 1974 (25 DE ABRIL) - casabenficastamartaericeira

 

REVOLUÇÃO DE ABRIL DE 1974

Temos de entender que como a todas as revoluções, mesmo as tendentes a restaurar a justiça social, como as conhecemos, como foi a Revolução de Abril, sempre deixam alguns injustiçados. Lógica da dinâmica que, as mesmas fazem disparar em toda a sociedade.Vou contar um caso, também ainda na manhã do Dia 25 de Abril de 1974:- O Rádio Clube Português além, de outras noticias, dava que houve um encontro com tropas  contrárias à Revolução, junto do Cais do Sodré.Mais tarde vim a saber que esse encontro se dera apenas com um Tenente-Coronel Ferrand de Almeida e três praças do quartel de Lanceiros 2, da Ajuda.O Tenente-Coronel Ferrand de Almeida, na altura Segundo Comandante, como não chegassem informações da Cadeia de Comando, fez reunir duas praças-ordenanças e um motorista, com o seu Jeep e saiu a ver o que afinal se passava.Este depois veio a fazer-me o depoimento, na Sociedade de Geografia em 1979 de que, já então pertencia à sua Direcção.Eu já conhecia Ferrand de Almeida de Angola, onde fora meu Comandante de Companhia. No fundo éramos conhecidos, onde em substituição, fiz de Vagomestre nos últimos sete meses, tendo recebido um louvor, exarado na caderneta militar, atribuído pelo então Capitão Ferrand de Almeida.

Então o cumprimentei

- Este perguntou:- Em qualidade afinal estás aqui?

- Eu: - Como jornalista – Para reportar o acontecimento:

- Ainda bem que te encontro, vais saber também a história do meu encontro com o Capitão Salgueiro Maia, no Cais de Sodré, no 25 de Abril de 1974.(Devo dizer que, da propaganda, radiofundida, fez parte o encontro com Companhia de tropa adversa. Era afinal este encontro com de um Jeep, com um oficial superior, e dois praças seus ordenanças).

Contou o que se passou e como aconteceu: então o capitão Salgueiro Maia o tratou, com os cumprimentos da praxe, como verdadeiro militar de Cavalaria, dizendo ao mesmo tempo: 

- O Tenente-Coronel, fica detido.

- Como, se eu estou responsável por estas três Praças:

- Respondeu este.

- Não tem problema, as praças ficam às minhas ordens.

Tudo ficou assim

O natural seria, em pouco, Ferrand de Almeida subir ao posto de Coronel, como esperava.

Entretanto, aconteceu só isto:

- Devido ao facto, Ferrand de Almeida, faleceu sem subir a Coronel, apesar de ter movido influências para o conseguir.

 Daniel Costa

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário