segunda-feira, 16 de setembro de 2019

FOTO DOS MEUS AVÓS PATERNOS


 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e fato

FOTO DOS MEUS AVÓS PATERNOS

Apresento uma foto dos meus avós paternos, são eles o casal Maria José, natural da Abelheira e João Pereira da Costa (João Ferreiro), da aldeia da Bufarda, onde viveram.
Julgo ser das poucas, já existentes, do casal. Então resolvo analisa-la sob o ponto de vista da sociologia, ciência de que me interesso muito. Também pode se analisada pela via da antropologia no entanto, de que também me interesso.
É assim:
- A foto, de fotógrafo dos chamados “à lá minute”, que sempre apareciam por alturas das festas anuais, como por exemplo a da Senhora do Rosário, na Bufarda, no primeiro Domingo de Outubro.
Na presente, podemos apreciar uma grande falta de profissionalismo ao não ser procurado um motivo para cenário, mais condizente.
A foto terá sido obtida, ainda em tempo da plena Segunda Grande Guerra Mundial, o que tornava uma necessidade sôfrega de realizar dinheiro, assim que uma oportunidade se apresentava.
Vejamos:
- Serviu de cenário a porta da cozinha da casa de habitação e a coelheira e galinheiro com trapos velhos ali dependurados, quando havia a frontaria da casa com o seu espaçoso jardim que um fotógrafo da actualidade não deixaria de ter em conta, se bem que há muito, estão extintos os fotógrafos “à lá minute”.
Qualquer um já se pode fazer acompanhar por telemóvel, “faz de tudo”, até de máquina fotográfica.
Logo, o tipo de fotos como a aqui apresentada, além de ser recordação de familiares, como documento antigo, pode fazer parte de uma colecção de sociologia documental.

Daniel Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário